Tratamento da Lesão do Ligamento Cruzado Anterior
A ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho é uma das lesões mais comuns do esporte. Sua frequência tem aumentado devido ao aumento da prática de atividades esportivas pela população mundial com o passar do tempo.
Nesse artigo vamos conhecer o ligamento cruzado anterior, suas funções, como ele pode ser lesionado e como tratá-lo.
Boa leitura!
ÍNDICE
- O que é o Ligamento Cruzado Anterior?
- Como Ocorre a Lesão do Ligamento Cruzado Anterior ?
- Quais os Tipos de Lesão do Ligamento Cruzado Anterior ?
- Como Diagnosticar a Lesão do Ligamento Cruzado Anterior ?
- Qual o Tratamento da Lesão do Ligamento Cruzado Anterior ?
- Como é a Cirurgia do Ligamento Cruzado Anterior ?
- Como é o Pós-Operatório da Cirurgia do Ligamento Cruzado Anterior ?
- Quando posso retornar ao esporte após a Cirurgia do Ligamento Cruzado Anterior ?
- Tenho uma Lesão do Ligamento Cruzado Anterior. O que Fazer?
O Que é o Ligamento Cruzado Anterior ?
Nosso sistema musculoesquelético é composto basicamente pelos ossos, músculos e articulações.
Os ossos são as estruturas de sustentação do corpo. Os músculos são as estruturas responsáveis por movermos os ossos.
E as articulações são as comunicações entre dois ossos diferentes. Por exemplo, o joelho é a articulação que comunica o fêmur (osso da coxa) com a tíbia (osso da perna).
Para que dois ossos fiquem juntos um ao outro numa articulação, são necessárias estruturas para prendê-los, quase como “amarrar” um ao outro. Essas estruturas são justamente os LIGAMENTOS.
Os ligamentos são estruturas compostas basicamente de colágeno, uma proteína presente por todo o nosso corpo. Esse colágeno se encontra organizado em fibras, milhares delas. Esse conjunto de fibras reunidas é o ligamento.
Vejamos um exemplo nas figuras a seguir, mostrando justamente a anatomia de um ligamento e suas fibras, e o Ligamento Cruzado Anterior do joelho.
Como podemos ver, o ligamento é quase uma “corda”, que se prende no fêmur e na tíbia, unindo-os.
No caso do ligamento cruzado anterior, ele vem da parte de trás do fêmur e termina na parte da frente da tíbia. Por esse motivo, sua principal função no joelho é impedir o deslocamento da tíbia para a frente.
Isso é importante não só na prática de esportes, mas até mesmo no nosso dia-a-dia, ao ficar em pé e caminhar.
Outros ligamentos, tanto no joelho quanto no restante do corpo, impedem outros deslocamentos diferentes, sempre de acordo com sua localização.
Como Ocorre a Lesão do Ligamento Cruzado Anterior ?
Na maioria das lesões ligamentares, o que vai ocorrer é um movimento anormal que force o ligamento além da sua capacidade de resistir a essa força.
No caso do ligamento cruzado anterior, existem alguns movimentos que podem levar à sua ruptura, mas o mais comum é o trauma em torção do joelho, com o pé preso no chão e a coxa rodando para dentro.
Isso pode ocorrer em diversas situações, mas algumas das causas mais comuns são esportes como futebol, futebol americano, basquete e artes marciais.
Na imagem a seguir podemos entender melhor esse movimento.
Quais os Tipos de Lesão do Ligamento Cruzado Anterior ?
Quando um ligamento sofre uma força anormal, que supera sua capacidade de resistência, suas fibras de colágeno se rompem. A depender da intensidade dessa força, pode ser que se rompam apenas algumas fibras, muitas fibras ou até mesmo todas as fibras.
Quando temos a lesão com ruptura de algumas fibras, mas outras fibras do ligamento se mantém íntegras, temos a chamada ruptura parcial do ligamento.
Quando a lesão rompe todas as fibras, temos então uma ruptura total (completa) do ligamento.
O ligamento cruzado anterior vai se comportar da mesma forma. Sua lesão pode ser parcial ou completa.
Isso vai depender de fatores como o grau de força do movimento, a qualidade e resistência natural do ligamento do paciente, anatomia do joelho do paciente, sexo, etc.
Como Diagnosticar a Lesão do Ligamento Cruzado Anterior ?
O diagnóstico da lesão do ligamento cruzado anterior vai depender tanto do exame clínico feito pelo médico, quanto dos exames complementares de imagem.
Geralmente o paciente irá comparecer à emergência ou ao consultório com um relato de alguma trauma em torção do joelho, como discutimos antes.
Outras queixas que podem estar associadas são:
- Dor intensa na hora da torção;
- Sensação de “estalo” na hora da torção;
- Edema (inchaço) do joelho logo após o trauma: esse edema se deve ao sangramento dentro da articulação pela ruptura do ligamento, sendo tecnicamente chamado de “hemartrose”, e é reabsorvido naturalmente pelo organismo com o tempo;
- Dificuldade para mexer o joelho e para pisar após o trauma.
Diante dessas queixas, o médico irá suspeitar de alguma lesão do joelho.
Mas atenção: esses sintomas não são exclusivos da lesão do ligamento cruzado anterior. Outras lesões de outros ligamentos, meniscos e até fraturas ao redor do joelho podem cursar com sintomas semelhantes. Daí a importância de sempre passar pelo atendimento com um Ortopedista diante de um trauma do joelho.
Diante da suspeita, o médico poderá realizar algumas manobras para testar o ligamento. No entanto, nessa fase aguda, devido à dor intensa do paciente, essas manobras não costumam ser possíveis.
Sendo assim, geralmente o Ortopedista irá lançar mão dos exames de imagem:
- Ressonância magnética: é o exame de escolha para visualizar estruturas internas do joelho, como ligamentos, meniscos, cartilagem, etc.
- RX e/ou Tomografia: caso necessários, vão servir para excluir outras lesões, principalmente fraturas ou luxações.
Qual o Tratamento da Lesão do Ligamento Cruzado Anterior ?
Na fase aguda, ou seja, logo após o trauma, o tratamento vai sempre consistir no controle da dor com analgésicos, crioterapia (gelo) e geralmente imobilização do joelho por um curto período de tempo, apenas para conforto do paciente até a melhora da hemartrose.
Já o tratamento definitivo das lesões do ligamento cruzado anterior pode ser conservador (sem cirurgia) ou cirúrgico. Essa decisão vai depender de algumas variáveis, de acordo com cada caso.
Sem dúvida, a variável mais importante na decisão pela cirurgia ou não é o grau de INSTABILIDADE gerado pela lesão.
Geralmente, numa lesão completa, o grau de instabilidade do joelho vai ser muito alto. Isso pode ser melhorado com medidas como fisioterapia e principalmente fortalecimento de músculos ao redor do joelho, numa tentativa de substituir parcialmente a função do ligamento.
Para pacientes de baixa demanda, que não praticam atividades físicas como as descritas anteriormente (futebol, basquete, lutas), isso pode ser suficiente para recuperar uma função do joelho adequada às suas expectativas. Alguns pacientes, após o fortalecimento do joelho, conseguem praticar atividades mais simples como corrida e musculação, que não envolvem movimentos de rotação do joelho.
No entanto, em outros pacientes, mesmo de baixa demanda, a instabilidade é tanta que até em atividades do dia-a-dia, como correr para atravessar a rua, o paciente sente o joelho “falsear”, sentindo dor e até mesmo sofrendo quedas. Nesses casos, o tratamento cirúrgico poderá ser necessário.
Da mesma forma, nos pacientes mais jovens, ou até mesmo de mais idade mas com alta demanda, que pratiquem algum dos esportes já citados, o tratamento cirúrgico também será a melhor opção.
Nas lesões parciais, da mesma forma, o que vai determinar o tratamento é a instabilidade. Algumas lesões, apesar de parciais, deixam íntegras apenas poucas fibras do ligamento, fazendo com que ele se torne insuficiente. Em outras, uma grande porção do ligamento pode estar íntegra, o que permite manter a estabilidade do joelho com o tratamento conservador.
OBS: o grau de instabilidade é definido tanto pelas queixas do paciente (episódios de falseio no dia-a-dia), quanto pelo exame físico do Ortopedista, realizando as manobras de teste do ligamento, que são possíveis após a fase aguda.
Como é a Cirurgia do Ligamento Cruzado Anterior ?
Quando se opta pelo tratamento cirúrgico, a cirurgia realizada se chama Reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior.
Essa reconstrução consiste em substituir o ligamento cruzado anterior por um enxerto de algum outro ligamento ou tendão de outra parte do joelho.
Essa substituição é necessária porque o ligamento cruzado anterior, uma vez rompido, não cicatriza adequadamente, como outros ligamentos do corpo.
Alguns dos ligamentos e tendões que podem ser usados como enxerto na cirurgia são:
- Tendões dos músculos flexores (grácil e semitendíneo);
- Tendão patelar;
- Tendão do músculo quadríceps.
Veja na figura abaixo de onde essas estruturas são retiradas:
Na cirurgia, após a retirada do enxerto escolhido, ele será colocado, através de túneis ósseos, nos seus locais de inserção no fêmur e na tíbia, exatamente nos locais em que se encontrava o ligamento original.
Essa parta da cirurgia é feita por artroscopia, ou seja, por vídeo, através de pequenos orifícios na pele, visualizando o interior do joelho através de uma pequena câmera.
Veja abaixo algumas imagens mostrando resumidamente o procedimento:
O enxerto inserido nos túneis, no lugar do ligamento original, irá passar por todo um processo de incorporação, que leva cerca de 01 ano.
Inicialmente as células desse enxerto irão necrosar (morrer), para posteriormente começarem a ser gradativamente substituídas por células sanguíneas e do sistema imunológico, que finalmente irão transformar esse enxerto em um novo ligamento, com propriedades semelhantes ao original. A esse processo se dá o nome de ligamentização.
Como é o Pós-Operatório da Cirurgia do Ligamento Cruzado Anterior ?
No pós-operatório, o paciente terá o curativo da pequena incisão feita para retirar o enxerto e dos orifícios para entrada dos instrumentos da artroscopia. Os pontos serão retirados em cerca de 02 semanas, podendo variar caso a caso.
Logo no dia seguinte à cirurgia, o paciente já pode começar a pisar aos poucos, com auxílio de muletas, e progressivamente aumentar a carga e abandonar as muletas.
A fisioterapia, para recuperação do arco de movimento, força e controle da perna, também deve ser iniciada logo nos primeiros dias após a cirurgia, e é parte essencial do tratamento.
O retorno ao trabalho depende da profissão do paciente. Pacientes que trabalham sentados, podem retornar até mesmo em 02 semanas às sua funções.
Profissões que dependam de ficar em pé ou caminhar, geralmente exigem cerca de 4 a 6 semanas para o retorno.
Já se o paciente exerce algum ofício mais braçal, o retorno pode levar 03 meses ou mais.
OBS: nos casos em que haja lesões associadas à ruptura do ligamento cruzado anterior, como lesões do menisco, por exemplo, o pós-operatório pode variar consideravelmente.
Quando posso retornar ao esporte após a Cirurgia do Ligamento Cruzado Anterior ?
O retorno aos esportes vai depender de vários fatores, como o tipo de cirurgia realizada, idade do paciente, fisioterapia realizada e, claro, o tipo de esporte.
Para a prática de corrida, geralmente em 03 meses o paciente já tem condições de retornar gradualmente.
Já para esportes de contato ou que envolvam movimentos rotacionais e trocas de direção, como futebol, o retorno leva, em média, 09 meses.
Mas esses prazos são apenas parâmetros aproximados. O retorno aos esportes vai depender principalmente da recuperação do arco de movimento, força, controle e equilíbrio dos membros.
Tenho uma lesão do Ligamento Cruzado Anterior. O que fazer ?
O Dr. Renato Caravellos é médico Ortopedista, especialista em Cirurgia do Joelho, com experiência no tratamento conservador e cirúrgico das lesões ligamentares e outras lesões esportivas.
Agende sua consulta.
Fontes:
Scott, W. Norman, David R. Diduch, Richard Iorio, and William J. Long. Insall & Scott Surgery of the Knee. 2018
Todos os direitos reservados © — Dr. Renato Caravellos ®